quinta-feira, 4 de agosto de 2011

FIQUE EM PAZ COM SEU COLESTEROL EM 6 DICAS SIMPLES

Todo mundo já ouviu falar de colesterol alto, mas poucos sabem que essa doença afeta diretamente a saúde do coração e pode ser prevenida.


Nos últimos anos está cada vez mais comum ouvir falar em colesterol alto, tanto nos consultórios médicos como na mídia, nas publicidades e até mesmo em rodas de amigas. Mas o quanto nós realmente sabemos sobre essa doença?




Muitos sabem o básico – HDL é o colesterol bom e saudável e LDL é o colesterol ruim. Sendo assim, o objetivo é sempre o de aumentar o HDL e diminuir o LDL. A maioria das pessoas deve ter como objetivo para o LDL menos de 100mg/dL (2.6 mmol/L). As mulheres devem ter o HDL maior que 50mg/dL (1.2 mmol/L) e os homens melhor que 40 mg/dL (1mmol/L).


Por que esse assunto é tão destacado hoje em dia?


O colesterol é um contribuidor direto para doenças do coração que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são a principal causa de morte no mundo. Agora responda: você consegue pensar em algum sintoma desse problema de saúde? Você sabia que, normalmente, essa doença não gera nenhum tipo de sintoma? É isso mesmo. Um contribuidor direto para doenças do coração não tem sintomas.


Na maioria dos casos, mudanças no estilo de vida podem reduzir os níveis de colesterol e minimizar os efeitos de doenças cardiovasculares. Veja essas dicas para colocar a teoria em prática:


Pratique atividades físicas


Uma das melhores maneiras de aumentar seu HDL é praticar atividades físicas com regularidade. O mais recomendado é 30 minutos de exercícios moderados por, pelo menos, quatro dias da semana.


Elimine a gordura saturada


A primeira mudança nos seus hábitos alimentares que você deve fazer para reduzir seu colesterol é cortar a gordura saturada. Sua alimentação não deve conter mais do que 10% desse tipo de gordura, o que corresponde a aproximadamente 20 gramas numa dieta regular. Aqui estão algumas dicas para cortar essa vilã da sua dieta:


- Escolha proteínas magras
- Retire a gordura visível da carne
- Escolha laticínios com pouca gordura
- Troque a manteiga por azeite ou margarina livre de óleos parcialmente hidrogenados
- Limite a ingestão de frituras


Coma mais fibras


Ingerir mais alimentos naturalmente ricos em fibras irá ajudá-la a reduzir os níveis de gordura no sangue. Nós devemos ter como objetivo ingerir de 25 a 35 gramas de fibras por dia, mas a maioria dos adultos consome apenas 14. Existem maneiras muito fáceis de adicionar fibras à sua alimentação, como:


- Adicione feijão ás suas saladas
- Adicione frutas ao mingau de aveia, farelo de aveia, frozen ou iogurte
- Prefira os grãos integrais
- Durante as refeições, prefira as nozes, vegetais e frutas


Abuse da canela


Por último, a canela pode ser um poderoso aliado para a saúde de seu coração. Adicione uma colher de sopa às frutas, iogurtes ou chás. É uma delícia e sua saúde agradecerá!


Faça o exame


Você sabe qual o nível do seu colesterol? Se a resposta é não, você deveria pedir um exame a um médico. É recomendável que adultos façam exames de sangue no mínimo, a cada cinco anos. Você só saberá se fizer o exame. Lembre-se: as suas escolhas de hoje poderão ajudar a prevenir doenças no futuro.


Teste seu coração:


O site da Sociedade Brasileira de Cardiologia (link: http://prevencao.cardiol.br/) oferece vários testes para você saber como está a saúde do seu coração através da sua taxa de colesterol.