quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Alimentos para uma boa noite de sono

Ter uma péssima noite de sono realmente é algo que incomoda. Não apenas você, mas todos que estão a sua volta. Cansaço, mal humor, dores de cabeça são alguns dos sintomas no dia seguinte.
 
Dormir é uma necessidade fisiológica, o sono é o momento em que corpo e mente descansam, essencial para o bom desempenho do organismo. Muitos necessitam de várias horas de sono. Para outros, poucas horas são suficientes, entretanto, ter uma noite de sono tranqüila é algo imprescindível para o bem-estar das pessoas.

A falta de sono traz o cansaço e, consequentemente, menos atividades físicas. A pessoa queima uma quantidade menor de calorias, reduzindo seu metabolismo. A falta de sono durante a noite também pode levar a pessoa ao consumo compulsivo de alimentos calóricos, como, açúcares, podendo causar o ganho de peso.

Ocorre também a diminuição na liberação de hormônios importantes, como a leptina, responsável pelo controle da saciedade, e a insulina, que prejudica a glicose. Com o cortisol é o contrário. Seu aumento propicia o estresse e alteração de humor.

Por isso perceba como é importante dormir bem, pois reflete em várias funções no seu organismo.

- Beber uma xícara de leite morno com mel antes de dormir é uma boa pedida, pois o leite contém triptofano, que é um aminoácido essencial, ele age como um indutor natural do sono, por aumentar a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. O mel também é proposital, por ser um carboidrato, facilita a entrada do triptofano no cérebro.

- Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras em geral, antes de dormir, pois pode provocar azia e má digestão e dessa forma causar aquela inquietação durante o sono.

- Bebidas estimulantes como chá preto, chá mate, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois possuem em sua composição xantina e cafeína que estimulam o sistema nervoso central.

- Muito cuidado na quantidade dos alimentos ingeridos na última refeição, principalmente se for realizada poucas horas antes de dormir, para que você não sinta aquela sensação de empachamento.

- Beba chá de ervas descafeínados.

- Outras dicas como tomar banho quente antes de dormir, usar roupas leves, confortáveis, ler um livro, ouvir uma música para relaxar, também são válidas.
 ( Cyberdiet)



Google imagem