terça-feira, 2 de agosto de 2011

Disfunção Lombo Sacro e Sacro Iliaca

O sacro é mais largo e mais curto em mulheres que em homens. Mulheres jovens e de meia idade são mais suscetíveis à disfunção sacroilíaca desenvolvimento conjunto, uma condição em que a dor geralmente se concentra em um dos lados da lombar e irradia para a perna até o joelho ou às vezes, até o tornozelo ou pé. Enquanto a raiz exata da dor é difícil de localizar, a interrupção do movimento normal conjunta entre o sacro eo ílio é uma provável fonte de dor decorrente de qualquer um:
  • Hipermobilidade (muito movimento na articulação sacroilíaca) ou
  • Hipomobilidade (movimento muito pouco na articulação sacroilíaca).

                                                                             
Disfunção da articulação sacroilíaca também é difícil de diagnosticar com precisão uma vez que os sintomas se assemelham aos da dor associada a uma hérnia de disco e ciatica.


O sacro é o osso de forma triangular na parte inferior da coluna vertebral, abaixo da coluna lombar. Enquanto a maioria dos ossos (vértebras) da coluna vertebral são móveis, o sacro é composta de cinco vértebras que se fundem e não se movem. Os ossos ilíacos são os dois grandes ossos que compõem a bacia. Como resultado, as articulações SI conectar a coluna até a pélvis. O sacro e os ossos ilíacos (íleo) são mantidas juntas por um conjunto de ligamentos fortes. Há relativamente pouco movimento nas articulações SI.  A maior parte do movimento na área da pélvis ocorre tanto no quadril ou na coluna lombar. Essas articulações precisam para suportar todo o peso da parte superior do corpo quando estamos ereto, o que coloca uma grande quantidade de estresse entre eles. Isso pode levar a um desgaste da cartilagem das articulações SI e artrite.


Quais são as causas da disfunção da articulação sacroilíaca?

Como a maioria das outras articulações do corpo, as articulações SI tem uma camada de cartilagem que cobre o osso. A cartilagem permite algum movimento e age como um amortecedor entre os ossos. Quando esta cartilagem é danificada ou desgastada, os ossos começam a se esfregar uns nos outros, e artrite degenerativa ( osteoartrite ) ocorre.


Tratamento fisioterapeutico



Terapia Manipulativa 
Também chamado de ajustamento espinhal pode aliviar a pressão e melhorar a função das articulações envolvidas. Há uma série de técnicas para o ajuste, os tipos escolhidos para o evento será determinado com base em resultados clínicos


Exercícios terapêuticos ( Cinesioterapia)
Incluindo  alongamento, estabilização e fortalecimento de modo lento e progressivo respeitando o limite de dor de cada paciente.


RPG ( Reeducação Postural Global)


Eletroterapia, termoterapia e outros  recursos terapeuticos tambem podem ser associados ao tratamento das disfunçoes SI.