segunda-feira, 25 de abril de 2011

Drenagem Linfática

Essa técnica consiste em captar através de movimentos lentos, suaves e rítmo constante  o líquido intersticial excedente e evacuá-lo em direção aos corredores de reserva ganglionares, mantendo, dessa forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. 

Quando a circulação da linfa estiver prejudicada por algum motivo, ela se acumulará, causando o edema  (inchaço)  impedindo a limpeza adequada do organismo.

O edema pode ser causado por deficiências circulatórias, traumas (acidentes) ou cirurgias, toxicoses e outros processos inflamatórios e infecciosos. Um dos casos mais conhecidos da aplicação bem sucedida da drenagem linfática é no pós-operatório da retirada do seio em casos de câncer de mama. Essa operação, chamada mastectomia, causa um quadro de inchaço no braço muito doloroso e prejudicial, que pode ser grandemente atenuado com a aplicação de massagens linfáticas.

Os movimentos da drenagem linfática também auxiliam na  cicatrização e na absorção de hematomas  após cirúrgia plástica, lipoaspiração, celulite entre outros.

                                                               www.fisioweb.com.br


Imagem Google