quinta-feira, 28 de abril de 2011

Corpo e Movimento

Como se organiza a postura e o movimento no ser humano inteiro ou no “homem inteiro”- na vida de todo o dia? ( Gaiarsa, 1984, p. 23)

 O valor do aparelho locomotor em nossa relação com o mundo está explicitado no fato de ser ele - o aparelho locomotor - que precisamente, é o dispositivo que, atuado pelo desejo, pela necessidade ou pelo hábito, nos leva pelo mundo em busca do que queremos, desejamos, precisamos e nos permite contatuar e interagir com o objeto do instinto.

O movimento expressa um querer, uma necessidade, ou simplesmente uma adaptação.

Todos os gestos humanos são globais e cada gesto é realizado por um conjunto de ações complementares para atingir o objetivo final ; para isso o corpo conta com dois conjuntos musculares diferentes do ponto de vista neurológico: uma musculatura acionada voluntariamente para corresponder aos desejos de movimento do indivíduo,  denominada musculatura dinâmicaresponsável pelos gestos voluntários conscientes  e,  outra uma musculatura,  denominada tônica que reage de maneira reflexa para controlar os desequilíbrios,  sendo as duas funções globais.

Podemos aprender o movimento por imitação inconsciente seguindo o costume da cultura  habitada ou podemos agir porque existe um querer.  A partir do que percebemos e experienciamos utilizamos nossos conjuntos psiconeuromusculares para traduzir o que sentimos e nossa experiência permanece marcada em nosso corpo e gesto.

São estas marcas que quando em excesso vão possibilitar o aparecimento das alterações posturais permanentes e/ou degenerações, assim como um meio frágil para o aparecimento de certas patologias.

                          O movimento ou o gesto é carregado de intenções.

Imagem Google